Respiração adequada – como isso afeta nosso corpo?

0
Rate this post

Não somos apenas o que comemos, mas também o que respiramos. Infelizmente, embora tenhamos controle sobre a composição da placa, a qualidade do ar polonês ainda difere dos padrões da UE e encurta nossas vidas. Você consegue respirar com alívio em quatro paredes?

A força da respiração
As palavras “respiração é vida” não são de forma alguma um slogan vazio. Somos capazes de suportar até um mês sem comida, vários dias sem água, apenas alguns minutos sem ar. Cada um de nós realiza 20 mil. respirações, absorvendo de 10 a 20 mil. litros de ar pesando cerca de 16 kg. Por que tantos problemas? Tudo por causa do oxigênio – próximo à água e ao açúcar, o terceiro ingrediente mais importante de que nossas células precisam para viver.

É o oxigênio que decompõe a glicose, necessária para a produção de energia e, portanto, para alimentar o corpo. Cada célula que constrói nosso corpo precisa de oxigênio para funcionar adequadamente e não morrer.

Infelizmente, embora antes da Grande Revolução Industrial a palavra “fresco” caísse no ar como uma luva, com o advento da Idade do Ferro, do Vapor e do Carvão, a palavra “contaminado” tornou-se mais apropriada. E embora a partir da década de 1980 na Polônia tenha começado a notar que a má qualidade do ar prejudica nossa saúde e o meio ambiente e, portanto, gera perdas econômicas, foi apenas na virada do século que o tema do smog invadiu a consciência dos poloneses.

Nossa poluição diária
O que exatamente é um aglomerado de palavras: “smog”, ou fumaça e “nevoeiro”, ou nevoeiro, chamado por Władysław Kopaliński de “smoky”? Este fenômeno consiste na poluição do ar resultante da mistura de névoa com fumaça e vapores, e mais especificamente compostos químicos nocivos e substâncias sólidas neles contidas e que chegam à atmosfera na forma dos chamados poeira suspensa. Os mais perigosos deles são PM10 e PM2.5.

Enquanto as partículas de PM10 atingem os pulmões e o trato respiratório superior, o pólen de PM2.5 é tão pequeno que entra na corrente sanguínea, o que pode resultar na exacerbação da doença arterial coronariana, ataques cardíacos e arritmias cardíacas com risco de vida, aumento da pressão arterial e derrames. No entanto, isso não é tudo – a lista de doenças e complicações relacionadas à poluição do ar é muito longa e bem documentada. Podemos falar de infecções e doenças mais frequentes do trato respiratório (asma, DPOC, câncer de pulmão), alergias, risco de desenvolver e desenvolver doenças neurodegenerativas (Alzheimer, Parkinson) e até câncer de bexiga e mama.

DEJA UNA RESPUESTA

Por favor ingrese su comentario!
Por favor ingrese su nombre aquí